sexta-feira, 25 de março de 2011

Abertura do Projeto "ESTOU DE BEM COM A VIDA"

                Ontem aconteceu a abertura do projeto implantado pela Escola Monsenhor Melo sobre prevenção ao uso de drogas: "Estou de bem com a vida".
          O evento foi realizado inicialmente no turno da noite, com uma palestra sobre prevenção ao uso de drogas, ministrada pela  Enfermeira Auditora, Irlanda Pontes de Oliveira, articuladora do Projeto Prevenção de Violência e Promoção da Cultura de Paz da Secretaria Municipal de Saúde. Dentre os assuntos tratados a mesma discorreu sobre os tipos de drogas, seus efeitos, prevenção e consequências, encerrando com a apresentação de estatística do percentual de mortes por causas externas.
           Essa mesma palestra acontecerá na próxima semana, para os turnos manhã e tarde.


SEMANA MUNICIPAL DA ÁGUA

               A Semana Municipal da Água foi realizada com atividades durante o período 16 a 22 de março, na cidade de Ibiapina.
           Nossa escola contribuiu com o evento partipando do Multirão de Limpeza,  Recolhimento de Baterias, Passeata, e assistindo uma palestra na Escola Juvêncio Mendes da Rocha sobre como Preservar e Evitar  o Desperdício de Água.



quarta-feira, 23 de março de 2011

Palestra sobre agricultura

                  Ontem, a aula de Geografia do Professor Francivaldo na  turma do 3º "A", contou com uma palestra ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Luiz de Melo Gomes, onde deu ênfase ao uso correto de EPI - Equipamento de Proteção. Na ocasião fez uma demonstração do uso correto dos equipamentos de proteção individual. Também falou da importância da Agricultura em nossa região.


Aula de Campo - Fazenda Amway Nutrilite

          Os estudantes do 3º ano médio da E.E.F.M. Monsenhor Melo estão tendo a oportunidade de conhecer as pontentecialidades agrícolas da região do Carrasco. A idéia do professor Francivaldo Romão, é mostrar a viabilidade de produçã, mesmo diante das especificidades da região que tem 50% de sua vegetação formada por Caatinga. Um exemplo, visitado in loco pelos estudantes, é a fazenda Nutrilite, localizada no município de Ubajara. Durante a aula de de campo, os alunos tomaram conhecimento que não foi por acaso que a empresa Nutrilite foi instalada em Ubajara.

I Amostra Poetas da Escola

“A poiesis é uma função lúdica... Ela está para além da seriedade, naquele plano mais primitivo e originário a que pertencem a criança, o animal, o selvagem e o visionário, na região do sonho, do encantamento, do êxtase, do riso.”
(Johan Huizinga)

Trabalhar poesia na sala de aula não é tarefa fácil, pois o professor precisa romper as barreiras de uma cultura totalmente voltada para a racionalização do mundo, isto é, o homem da sociedade atual não busca mais a embriaguez que as palavras podem trazer aos seus ouvidos através da arte poética tão difundida no século passado, e sim a embriaguez do corpo que perde os sentidos sob o efeito de tantos males (e entre eles, está a falta de cultura). Não é a toa que nosso país é visto sob a ótica da sensualidade e da promiscuidade que ronda nosso cotidiano e impregna nossa mente com letras e melodias que nada trazem de conteúdo.
  Por isso, a Escola Monsenhor Melo realizou este ano a I AMOSTRA POETAS DA ESCOLA para oferecer aos alunos e toda a comunidade escolar o que a poesia tem de mais belo, tocante e sublime. Fazer poesia é pura arte, pura técnica, é um trabalho minucioso que o artista realiza até chegar ao produto final, é como lapidar um diamante...
A poiesis é criação, portanto, convidamos você também a fazer parte desse processo apreciando os vídeos e fotos dos melhores momentos de nossa Amostra, contribuindo assim para que não morra a arte poética que dá vazão aos sentimentos e torna a vida mais bela.

Profª. Clécia O. Carvalho





segunda-feira, 21 de março de 2011

Poesia da Família Monsenhor Melo

 A escola Monsenhor Melo
Buscando construir valores
Nos ensina para a vida
Com excelentes professores.

O Ronaldo é legal
Nos ensina Matemática
E a Sheila tão simpática
Nos ensina a Gramática.

A Carísia é gente fina
Com História e Geografia
Cristiane vem bem séria
E nos ensina a Biologia.

Ed. Física é com ele
O Mardônio tão contente
E o Júnior vem com a Química
Assustanto muita gente.

O Cleano é na dele e 
Nos fala sobre a Grécia 
Já sei até falar Inglês
Com a Professora Clécia.

E a professora Vanessa
Tão eufórica e vivida
Faz todo mundo sorrir
Nem parece que ensina Física.

Ednalva vem falanda 
Elizete aconselhando 
Monstrando que a seriedade
No colégio  está bombando.

São 44 Anos 
Educando para a vida 
Um beijo dos alunos 
Para nossa Ely querida.


 Autora: Deiline ( 1º Ano "B")

quinta-feira, 10 de março de 2011

Prevenção e Combate às Drogas

              Os alunos da  Escola Mons. Melo participaram da reunião promovida pela  Comissão de Prevenção e Combate às Drogas de Ibiapina, com o objetivo de sensibilizar e capacitar jovens protagonistas para difundir os malefícios que as drogas trazem para a vida de todos.


Karolinne(Presidente do Grêmio), Dr. Venusto (Promotor de Justiça da Comarca de Ibiapina) e Pedro Mateus(Líder de Sala).

sábado, 5 de março de 2011

PALESTRA EM PREPARAÇÃO PARA O CARVAVAL

             Aos quatro dias do mês de Março do ano de dois mil e onze, reuniram-se no auditório da escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Melo, os alunos dos turnos manha, tarde e noite para participarem de uma palestra em preparação para o Carnaval, cujos temas foram: DST ( Doenças Sexualmente transmissíveis), Drogas, etc, cujos palestrantes foram os educadores Mirlane, Kátia, Dagmar, Vânia, Edna, Jaxciley e Solange que fazem parte do SESC-LER de Ibiapina. Houve também a entrega de Kits aos alunos e dinâmicas. 

terça-feira, 1 de março de 2011

I Amostra Poetas da Escola

       
              A Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Melo convida a todos para participar da I Amostra Poetas da Escola por ocasião do Dia Nacional da Poesia (14/03). O objetivo da mesma é despertar nos estudantes o gosto pela arte poética bem como compreender o processo de criação de uma poesia e sua beleza estética.
                                                                                                          
                                                      "Poesia é quando uma emoção encontra seu pensamento e o pensamento encontra palavras."
(Robert Frost)