quinta-feira, 30 de junho de 2011

RESULTADO DO SPAECE 2010

                 A Escola Monsenhor Melo, mais uma vez fez bonito no SPAECE, 7 dos nossos alunos serão contemplados por se destacarem no SPAECE referente ao ano de 2010.Cada aluno irá receber um Micro-Computador. Como a premiação é relativa ao ano passado, alguns alunos não estudam mais na escola, estando inclusive fazendo faculdade.
                  Os alunos que se destacaram foram:
ARIANE MENEZES DE CARVALHO
ANDRELANE RIBEIRO OLIVEIRA 
ARIANA RIBEIRO DE ARAUJO
EBERTON JONAS COUTINHO
ELAN CARVALHO COUTINHO LINO
LUZIANE MENDES DA CRUZ
RONALDO RIBEIRO FERNANDES

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Uso eficiente das TIC's nas aulas de Matemática

Os alunos  do 1º ano “E”, turno noturno,  aplicaram conhecimentos adquiridos  em sala de aula sobre Função Polinomial do Primeiro Grau, usando a planilha eletrônica BrOffice Calc, na aula ministrada pelo professor de Matemática Ricardo Melo e a professora de Informática Verônica Carvalho.
Com isso, os alunos comprovaram que a utilização da tecnologia ajuda a compreender, aprimorar e fortalecer os conhecimentos obtidos em sala de aula.

Profº Ronaldo


Inscrições - ENEM ALEGRE



              Atenção alunos da Região da Ibiapaba,  a 5ª CREDE estará organizando no dia 23 de Julho de 2011 o ENEM ALEGRE, o simulado em preparação do ENEM.
             Informamos que o ENEM ALEGRE será sediado pelas seguintes Escolas:

Tianguá - EEFM. Tancredo Nunes de Menezes
Viçosa do Ceará - EEFM. Dep. Manoel Rodrigues
Ubajara - EEEP. Governador Waldemar Alcantara
Ibiapina - EEM. Monsenhor Melo
Carnaubal - EEFM. Antonio Raimundo de Melo
São Benedito - EEM. Farias Brito
Guaraciaba do Norte - EEFM. Maria Marina Soares
Croatá - EEM. Flávio Rodrigues
Ipu - EEFM. Murilo Rocha de Aguiar
         
            As provas terão início às 9h00 e se encerrarão às 13h00.
           As incrições serão online, feitas através do link abaixo e só poderão se inscrever alunos que estiverem cursando o 3º ano do Ensino Médio da Rede Pública ou Particular. 


segunda-feira, 13 de junho de 2011

TRADIÇÃO NO LANCHE DA ESCOLA

             Aproveitando o dia de Santo Antonio e as festas juninas que se aproximam, a escola Monsenhor Melo fez um lanche diferente do habitual. Com comidas típicas, mucunzá, pipocas, tapioca e batata doce os alunos  e toda a comunidade escolar deram as boas vindas à Santo Antonio. Na hora do intervalo foi aquela animação ao som de músicas juninas tradicionais.   “ Além de bastante nutritivas, as iguarias servem para manter acesa a nossa tradição que é tão valorizada  nessa época do ano,”  avalia a diretora Ely.  Os alunos adoraram a novidade e já estão se preparando para o nosso  grande Arraiá que será dia 24 de junho , onde a grande atração será a quadrilha FULÔ da SERRA -  a quadrilha do Estadual.

ENEM 2011

                As inscrições do ENEM aconteceram no período de 23/05 a 10/06/2011. A Escola Monsenhor Melo  mobilizou ações de incentivo para que todos os alunos se escrevessem para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Sabemos que são inúmeras as vantagens desse exame, como ingressão em universidades e no mercado de trabalho, além disso, serve também para que o próprio participante se avalie e veja como está seu desempenho.
               Em nossa escola alcançamos a meta de inscrição do ENEM de 100%. Todos os nossos alunos das turma de 3º Ano foram inscritos, como  também uma grande quantidade de alunos das turmas de 2º Ano e Egressos.
               FIQUE ATENTO: As provas serão realizadas nos dias 22 e 23 de outubro. 

                               

sábado, 11 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente


No dia 10/06/2011, os alunos da tarde da Escola Monsenhor Melo, fizeram o Momento Meio Ambiente, juntamente com as professoras Clécia e Cristiane.
Cada sala ficou responsável por trazer uma espécie de planta medicinal, a pedido da Profª Cristiane. A principal finalidade foi distinguir para que serve cada espécie. Após a participação dos alunos que explicaram o nome de cada uma das espécies plantas, as apresentações se encerraram com uma peça teatral com os alunos do 1º Ano “D” e “E” alertando para a preservação do Meio Ambiente, e uma parodia sobre a natureza.
              Com certeza além de mim, todos se divertiram muito. Estão de parabéns professores, coordenadoras e alunos pelo o ótimo trabalho.

Aluna Mariane, 1º Ano "D". 

terça-feira, 7 de junho de 2011

Bullying

          No Brasil, a palavra "Bullying" é utilizada principalmente em relação aos atos agressivos entre alunos ou grupos de alunos nas escolas. Até pouco tempo, o que hoje reconhecemos como Bullying, era visto como fatos isolados, "briguinhas de crianças", e normalmente família e escola não tomavam atitude nenhuma a respeito. Atualmente o Bullying é reconhecido como problema crônico nas escolas, com consequências sérias, tanto para vítimas, quanto para agressores.                                                                                                               
         O Bullying se refere a todos as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro. O que exerce o "bullying" o faz para impor seu poder sobre outro através de constantes ameaças, insultos, agressões, humilhações, empurrões, pontapés, e assim tê-lo sob seu completo domínio durante meses, inclusive anos. A vítima sofre calada na maioria dos casos. O maltratado intimatório o fará sentir dor, angústia, medo a tal ponto que, em alguns casos, pode levá-los à consequências.O Bullying atrapalha inclusive a aprendizagem, sendo que normalmente os agressores são adolescentes com maior porcentagem de reprovação.
           Por isso, vamos contribuir para a construção de uma sociedade mais pacífica, respeitando e valorizando as pessoas com quem convivemos.

Bruna, 1º Ano "D"

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Simulado Digital do SPAECE

             O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) é uma iniciativa do Governo do Ceará, através da Secretaria da Educação do Estado (SEDUC). Tem como objetivo fornecer subsídios para formulação e monitoramento das políticas educacionais. Além disso, possibilita aos professores e gestores um diagnóstico situacional da educação oferecida na rede pública de ensino.
               Mediante a importância dessa avaliação externa, a comunidade educativa de nossa escola traçou um Plano de Ação para trabalhar o SPAECE 2011, objetivando avaliar as competências e habilidades dos alunos na resolução das questões propostas. Especificamente os PCAs de Língua Portuguesa, Clécia O. Carvalho e de Matemática, Ronaldo Sousa,  que elaboraram provas considerando os descritores evidenciados no SPAECE.
                Os Simulados do SPAECE foram aplicados pelas professoras do LEI(Dayanne e Verônica) durante o período de 23/05 a 30/05, no contraturno com todos os alunos do Ensino Médio.
                Segue a abaixo a classificação dos três primeiros colocados de cada Ano:

1ª Ano
1º Colocado - Thais Sousa da Silva (1º"C")
2º Colocado - Maria das Graças Medeiros Gomes (1º "A")
3º Colocado - Maria Laura César Craveiro (1º"A")

2ª Ano
1º Colocado - André Rodrigues Ferreira (2º"B")  -->*Maior pontuação no Simulado*
2º Colocado - Márcio de Sales Aragão (2"B")
3º Colocado - Elizandra Negreiros Manso (2"A")

3º Ano
1º Colocado - Lucas Menezes de Carvalho (3"C")
2º Colocado - Karollyne Ibiapina Araújo (3"A")
3º Colocado - Edson Sousa Ribeiro (3"B")

              "O Simulado Digital foi muito bom, pois é uma ótima forma de nos ajudar a se prepara para quando formos fazer a prova do SPAECE não sintamos dificuldades. Essa ideia foi uma novidade para todos os alunos dos 1º Ano, pois não somos acostumados a fazer prova pelo computador, acho que os alunos gostaram muito e espero que as provas tenham sido ótimas. Desde já parabenizo nossa Escola Monsenhor Melo pelo esforço e dedicação com seus alunos."
                                                                                                                 Jaqueline 1º Ano "C"

           Agradecemos a todos os alunos que participaram do processo com seriedade e comprometimento, a equipe do simulado, enfim a todos que contribuíram direta ou indiretamente por mais um projeto desenvolvido. E, parabenizamos os alunos que se destacaram pelo melhor desempenho.

Professoras do L.E.I.: Dayanne e Verônica.

 

PREVENÇÃO DE DROGAS POR DENTRO DA MATEMÁTICA

               O crescente aumento do consumo de drogas pelos adolescentes é comprovação cotidiana dos estudos científicos em várias partes do mundo, principalmente nas grandes metrópoles. Apesar de não termos evidências de uso de drogas pelos nossos alunos, alguns projetos vêm sendo orientados no sentido de prevenir o uso de qualquer tipo de substância que possa proporcionar problemas relacionados a essa questão importante.
            Portanto, o Projeto de Prevenção do Uso de Drogas é uma ação que vem sendo desenvolvida pela escola Monsenhor Melo neste ano de 2011. Já foram realizadas ações como trabalhos de pesquisas de campo na disciplina de Biologia pelos Professores Josiêldo e Cristiane.
            Recentemente o Professor Antônio Elido, da matemática proporcionou aos seus alunos de 3º Ano "C", no turno da tarde, mais um momento interativo onde foi abordado a questão da adolescência na contemporaneidade, conceitos, definições e expectativas. Tratou-se de questões relacionadas ao convívio familiar, convívio com os amigos procurando fazer uma retrospectiva histórica.
           Nesta atividade evidenciou-se o crescimento e desenvolvimento do adolescente e suas transformações físicas e emocionais. Esse tratamento de informações deu-se mediante apresentação em Power Point, com uma palestra dirigida pelo professor de Matemática da sala.
           Posteriormente a esse momento, os alunos foram agrupados em pequenos grupos onde puderam produzir trabalhos na disciplina de Matemática onde se enfatizou algumas estatísticas referentes ao uso de drogas no Brasil, ora por adolescentes de Nível Médio,e de Nível Fundamental. Os temas abordados pelos alunos foram retratados em gráficos relacionados ao estudo da reta.