quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Fase Regional - Olimpíada de Geografia

                  Visando promover a melhoria da qualidade de ensino da disciplina de Geografia e estimular os jovens a conhecer e respeitar os diferentes povos e culturas do mundo, a Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Melo, participou da fase regional da Olimpíada  Viagem do Conhecimento realizado  no dia 24/09/2011. Na Escola Maria Luiza de Sousa.  Dentre os objetivos deste desafio estão: estimular jovens estudantes a conhecer o país e o mundo onde vivem e incentivar estudantes e educadores a avaliar as relações sociedade-natureza sob uma perspectiva crítica, ética, solidária e sustentável. Formar um Ser Humano para exercer sua cidadania com competência e liderança para a Paz.

Prof. Francivaldo Romão



segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Dia de Grande Alegria na Escola

No dia 23 de Setembro de 2011, a escola entregou aos alunos, que obtiveram a média adequada de proficiência em Português e Matemática na prova do SPAECE 2010, os computadores doados pelo Governador do Estado - Cid Gomes - como premiação ao mérito obtido. Foram sete alunos comtemplados: ARIANE MENEZES DE CARVALHO, ANDRELANE RIBEIRO OLIVEIRA, ARIANA RIBEIRO DE ARAUJO, EBERTON JONAS COUTINHO, ELAN CARVALHO COUTINHO LINO, LUZIANE MENDES DA CRUZ e RONALDO RIBEIRO FERNANDES, sendo que para nosso orgulho alguns já cursam faculdade.
A entrega foi feita no auditório da escola, estando presentes os alunos premiados e seus familiares, professores, alunos, núcleo gestor, um dos representantes do conselho escolar – Sr. Moacir Alves, bem como uma equipe representando a 5ª CREDE: as Superintendentes - Joquebede Albuquerque, Carla Denise Ribeiro, Supervisor NRDES -  Antônio Francisco Canuto, e o Secretário de Educação do Município de Ibiapina – Alberto Sabino.
Na ocasião, pronunciaram-se a Diretora Ely Diniz, a Superintendente Carla  Denise Ribeiro, a Professora Luzirene Alcântara, o Secretario de Educação do Município de Ibiapina – Alberto Sabino e um dos pais dos alunos cujas palavras proferidas reforçaram  a importância da educação na vida de cada um, ressaltando que com empenho e dedicação aos poucos se colhe os frutos desse trabalho.

Parabéns aos nossos alunos e professores!

                                                                                              Núcleo Pedagógico




Geração de Paz

Dia 22 de Setembro foi celebrado o primeiro ano da Agenda 22 - Geração da Paz com um belo encontro no pátio interno da SEDUC – Fortaleza, que aconteceu  de 9h às 12h sendo realizado um ato ecumênico e divulgação do trabalho que algumas escolas estão desenvolvendo.
Em nossa escola, neste dia, em celebração pela a paz os alunos vieram vestidos de branco e participaram das seguintes atividades: hasteamento da bandeira da paz, reflexão de textos nas aulas de Formação, como também, apresentações de paródias, poesias, exposição de trabalhos no mural da escola.

Desejamos a todos a Paz Ativa por um mundo melhor!


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Oficina Educativa Vida e Ambiente: Uma proposta da Educação Física


Estudando a possibilidade dada pela disciplina de Ed. Física para a pluralidade de conhecimento e vivências, o Prof. Mardônio Freire organizou no último dia 10 de setembro uma oficina educativa envolvendo os alunos do 3º ano do ensino médio da E.E.F.M. Monsenhor Melo.
A programação foi desenvolvida no Sítio Santa Clara, zona rural do município, partindo do preceito que existência humana sobrepõe a tecnologia e a comodidade a que estamos acostumados.
O conhecimento, a intenção e a preservação da natureza, sobrevivência e valores de cidadania fizeram parte das atividades que utilizando a metodologia de gincana proporcionou uma exitosa atração inovadora e lúdica, presenciada pelo núcleo gestor e membros do corpo docente da referida escola.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

07 de Setembro


             A E.E.F.M Monsenhor Melo mais uma vez brilhou no desfile do Dia da Pátria onde uma multidão de alunos foi às ruas demonstrar o seu patriotismo pelo Brasil. Com pelotões caracterizados que abordaram a história do Brasil Colônia, Império, e República; temas relacionados as personalidades negras que marcaram a história do país, bem como a contribuição da mulher na sociedade brasileira.
            A escola enfatizou a evolução da tecnologia, as modalidades esportivas, a importância do xadrez para o desenvolvimento do raciocínio lógico, assim como outros temas que propagavam a paz, a vida sem drogas e a paz no trânsito.
            Na área da Biologia, representamos: o Big Bang: a grande explosão que deu origem ao Universo; reproduzimos a célula animal e a célula vegetal, tudo muito bem organizado pelos alunos e professores.
            Outro destaque do desfile foi o pelotão com o tema da VII SECICAMM “ As Maiores Conquistas e Invenções da Humanidade” cuja ênfase foi dada aos gênios das grandes invenções.
            E para fechar o desfile, tivemos a participação de uma linda cavalaria composta por pessoas da comunidade, que abrilhantaram o evento, e representaram a sua localidade.
            Nosso agradecimento aos professores, pais, alunos, funcionários e cidadãos que  com profissionalismo e boa vontade nos ajudaram nesse dia tão importante para o país.
                                                                                                          
Núcleo Gestor


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Minimaratona da Independência

            Pela a 7º vez a Escola Monsenhor Melo realizou a Minimaratona da Independência com a participação de 86 atletas das escola municipais, estaduais e ex-alunos da escola, tendo como vencedores:
Masculino
1º Lugar: Daniel
2º Lugar: Alexandre
3º Lugar: Adriano
Feminino
1º Lugar: Jenny Elayne
2º Lugar: Alcia
3º Lugar: Kelen  Rodrigues 


terça-feira, 6 de setembro de 2011

VII SECICAMM

             A Escola Monsenhor Melo realizou nos dias 30 e 31 de agosto e 03 de setembro,  a VII SECICAMM (Semana de Ciências, Cultura e Artes Monsenhor Melo),  com a seguinte programação.
 PROGRAMAÇÃO
30/08/11
19:00 – Abertura da VII SECICAMM(Semana de Ciências, Cultura e Artes Monsenhor Melo.
·         Solenidade de abertura com apresentações artístico-culturais.
20:00  –  Desfile
·         Escolha do Garoto e Garota Monsenhor Melo
31/08/11
8:30  –  Amostra de trabalhos e pesquisas
·         O papel da Mulher na Literatura Brasileira
·         A Invenção da Escrita
·         A Invenção do Livro
·         Energia Sustentável
·         Avanço da Microbiologia
·         Contribuição da Matemática em invenções da humanidade
13:30  –  Amostra de trabalhos e pesquisas
·                        ·         Museu da Língua Portuguesa
·                         ·          As grandes invenções: telefone, rádio, automóvel, avião, computador
·                       ·        A descoberta do xadrez
·                        ·        A contribuição da genética e da medicina nas ciências biológicas
·                       ·         Principais descobertas da Química e suas aplicações
·                      ·          Física: “invenções e utilidades”
·                      ·        Aplicação da Matemática no mundo em evolução
·                      ·        A Invenção do Cinema
·                      ·        História dos ritmos musicais
18:30  –  Amostra de trabalhos e pesquisas
·                       ·         A expansão dos meios de comunicação
·                        ·        A invenção da roda
·                       ·         A invenção do papel
·                        ·        A invenção do computador
·                        ·         História dos correios
·                         ·         História do selo
03/09/11
08:00  –  Atividades Esportivas
·                        ·         Triangular: Futsal e  Futebol entre os turnos
·                         ·         VII Maratona Da Independência