sexta-feira, 30 de março de 2012

Campanha da Fraternidade

                   A Campanha da Fraternidade de 2012 é um evento organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cujo tema é Fraternidade e Saúde Pública. O lema da campanha é um versículo do livro do Eclesiástico: Que a saúde se difunda sobre a terra! (Eclo 38,8). A exemplo das campanhas anteriores, o evento teve início na quarta-feira de cinzas e se estenderá por todo o período da quaresma.
                 Neste sentido a paróquia de Ibiapina , realizou uma passeata de abertura da CF, contanto com a representação dos alunos de nossa escola e alunos de outras escolas do município.


quarta-feira, 28 de março de 2012

Aula de Campo - Reijers

     
 Os alunos do 3º Ano "B" participaram de uma aula de campo, na empresa Reijers Produção de Rosas(São Benedito-CE), com o objetivo de realizar uma atividade de campo para fortalecer o  processo de ensino e aprendizagem dos mesmos. Outro objetivo foi  buscar um conhecimento integrado e interdisciplinar que é característica  do professor engajado no projeto.           
         Na aula de campo, os alunos puderam visualizar  passo a passo  todo o processo produtivo para o cultivo das rosas, como: escolha da variedade, seleção da mudas para a propagação, multiplicação, plantio, manejo da cultura, corte, classificação, embalagem e expedição.
          A Reijers Produção de Rosas é uma das empresas que formam o Grupo Reijers. Produzindo  rosas em duas diferentes regiões do Brasil, sendo a primeira unidade a Fazenda Tropical Flores, fundada no ano de 1984 e localizada na Serra da Mantiqueira, no município de Itapeva/MG e a segunda unidade, fundada no ano de 2001 na Serra da Ibiapaba em São Benedito/CE.

          Participaram da aula os Professores: Anderson Feitosa ( História )  e Francivaldo Romão (Geografia).

terça-feira, 27 de março de 2012

ESCOLA MONSENHOR MELO AQUI SE FAZ ESPORTE E EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!


  Na manhã do dia 19 de março as equipes de Futsal masculino e feminino e handebol de nossa escola se deslocaram até Guaraciaba do Norte para enfrentar as equipes do Colégio Oriento da referida cidade.
A categoria futsal masculino sub 14 venceu a equipe adversária por 8 a 1, já o elenco sub 15 venceu por 3 a 2, a equipe feminina de futsal sub 17 goleou por 15 a 0 e o sub 17 masculino venceu por 7 a 2, encerrando com a vitória do handebol masculino por 12 a 9. Só alegria.
Agradecemos e parabenizamos todos os alunos que participaram pela garra e determinação mostrada dentro e fora de quadra, formando equipes vencedoras.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Água


Dia 22 de Março é comemorado o Dia Internacional da Água, preocupados com esse recurso tão valioso os nossos professores realizaram aulas e palestras voltados para a escassez de água em nosso planeta.
A Professora de Biologia, Cristiana, realizou aulas com as turmas de 1º Ano “A” e “B”, demostrando  como ocorre o desperdício de água em casa, e como se dá a poluição da água por agrotóxicos. Já o Professor de Geografia, Francivaldo Romão, falou das iniciativas na América Latina utilizando a água de forma correta e econômica.


sexta-feira, 16 de março de 2012

Reunião Diagnóstica (Projeto Diretor de Turma)

O Projeto Diretor de Turma caracteriza-se, fundamentalmente, por um conhecimento aprofundado e sistematizado do aluno. No Projeto, cada turma fica aos cuidados de um professor Diretor de Turma que passa a conhecer melhor cada aluno, a ter informações sobre seu histórico de vida, seus interesses, atitudes, valores e perspectivas de futuro.
No período de 08 a 16 de Maço foram realizadas mais uma ação dos Diretores de Turma da Escola, as Reuniões Diagnósticas, com todas as turmas de 1º e 2º Ano com o objetivo de conhecer melhor os alunos e detectar os problemas da turma, para gradualmente sanar cada um. As reuniões  tiveram a participação  da Coordenadora dos Diretores de Turma, Diretora Escolar, Diretores da Turma, todos os professores da turma, os representantes de pais e alunos.
Na mediação das ações dos professores Diretores Turma, promove-se o desenvolvimento de um trabalho cooperativo, que oportuniza aos professores conhecer as problemáticas que fazem parte do cotidiano de cada aluno e implicam diretamente no seu desempenho escolar.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Semana da Saúde na Escola

Em virtude da semana da saúde na escola, a equipe do Programa da Saúde na Escola - PSE desenvolveu ao longo desta semana, atividades abordando os cuidados que se deve ter com a saúde bucal, prevenção da obesidade e educação alimentar.
A Dentista Ana Iolanda Ferreira de Carvalho ministrou uma palestra com a temática: Técnicas de Higiene Bucal, e no ensejo fez a aplicação de flúor nos alunos. E ainda, a nutricionista Alana Fernanda da Silva Rocha realizou explanações, nas Aulas de Formação para a Cidadania, sobre a Pirâmide Alimentar, finalizando com a avaliação antropométrica dos alunos. 
 

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia da Mulher

Símbolo de amor, perseverança e desprendimento.
Guerreira, amiga, emotiva, carinhosa, dedicada...
Poderia escrever aqui milhares de adjetivos...
Ela sempre será tema para uma vida inteira,
Mas todos eles traduzem em uma só palavra:
Mulher...
Para você, Mulher tão especial...
Feliz Dia Internacional da Mulher!

Nesta data tão especial, o Núcleo Gestor da Escola Monsenhor Melo presenteou professoras e funcionárias, com um lindo kit Prático de Higiene, composto por uma bolsa toalha (dois em um), escova e creme dental.


segunda-feira, 5 de março de 2012

Reunião de Pais e Mestres

A E.E.F.M. Monsenhor Melo realizou no dia 01 de março, a primeira reunião de pais e mestres do ano letivo. O encontro teve o objetivo de apresentar a equipe pedagógica de professores, como também a metodologia de ensino que será aplicada e algumas dúvidas sobre o funcionamento da escola.
Na oportunidade os pais também assistiram a uma palestra ministrada pelo Delegado Dr. Márcio Fernandes de Oliveira Chaves, sobre o Papel da família na prevenção às drogas.

Pauta da Reunião
  • Assinatura do Contrato de Convivência
  • Conservação do Livro Didático
  • Apresentação do Rendimento Escolar 2011
  •  Fardamento Escolar
  •  Prestação de Contas
  •  Cardápio da Merenda
  •  Agricultura Familiar
  •  Eleição para escolha dos Líderes de sala
  •  Eleição para escolha da nova Diretoria do Grêmio Estudantil
  • Campanha do Lixo
  • Projeto Diretor de Turma
  • Avaliações parciais (12 a 16/03)
Para finalizar a reunião a escola firmou uma parceria com os pais de algumas localidades, para que estes possam contribuir no monitoramento da evasão escolar, ajudando a localizar os nossos alunos faltosos. Com essa ação, nosso Núcleo Gestor pode mover maiores esforços para diminuir o índice de evasão e abandono escolar.

sexta-feira, 2 de março de 2012

AULA DE FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA


A aula de Formação e Cidadania nos mostra como devemos valorizar o nosso próximo, ter consciência das nossas atitudes e sempre ficarmos atentos a tudo que aprendemos durante as aulas, como também aplicá-las no dia-a-dia.
Nas aulas, a professora Sheila procura sempre mostrar através de atividades sócio- educativas, como cultivar esse valores, sempre trazendo temas que causam um bom aproveitamento para mim e meus colegas.
Colegas, que tal darem uma olhadinha no nosso mural?

               
Tatiana Gregório de Sousa
1º Ano “B” – Turno Manhã

Momento de acolhida

Como  de costume, o dia 27 de fevereiro foi escolhido para uma reunião com os alunos no auditório da escola. O momento teve início com a execução do Hino Nacional e o Hino do Estado do Ceará.
A Diretora Geral Elisangela Araújo Diniz repassou os informes e apresentou o rendimento escolar 2011, ressaltando o índice de abandono. Ela destacou a importância de medidas a serem tomadas em conjunto com toda a comunidade escolar no sentido de diminuir este índice.
O momento foi finalizado com um vídeo motivacional.