ENEM

segunda-feira, 28 de maio de 2012

AULA DE CAMPO EM VARJOTA


          Com o objetivo conhecer um perímetro irrigado  e dar subsidio para as aulas de Geografia, os alunos do 3º ano da Escola Mons. Melo, foram conhecer o açude Araras (Paulo Sarasate) em Varjota no último sábado de maio, dia 26. Na visita, foram acompanhados pelo administrador  Ordelio, que explicou sobre a história da cidade de Varjota e do açude, mostrando a importância do perímetro irrigado para os municípios de Varjota, Cariré e Reriutaba.  
         Nesta aula de campo podemos comprovar que o solo cearense é riquíssimo,  e que com irrigação e apoio  governamental, o desenvolvimento da região norte do Ceará se tornou um realidade. A riqueza nesta região é vista no semblante alegre de cada  irrigante  de banana da cidade , a exemplo da Senhora Simone que nós recebeu  em sua propriedade.

HISTÓRICO:
         
        A barragem Paulo Sarasate, do açude Araras está localizada no município de Varjota em nosso Estado. Foi construída sobre o rio Acaraú. A obra tem como objetivo a perenização e o controle das cheias do rio Acaraú e também o perímetro irrigado araras-norte  tem capacidade para armazenar 891 milhões de metros cúbicos de água.( fonte wikipmapia.org)
            O Perímetro Irrigado Araras Norte está localizado nos municípios de Varjota e Reriutaba, influenciando, também, o município de Cariré, na região norte do Estado do Ceará.   A implantação do perímetro irrigado foi iniciada em 1987, e os serviços de administração, operação e manutenção da infra-estrutura de uso comum, tiveram início no ano de 1998. As estações de bombeamento dos sistemas de distribuição são equipadas com bombas centrífugas, de eixo horizontal. - Estação de Bombeamento Elevatória EB-1: equipada com 04 bombas, e vazão 4.160 l/s e altura manométrica média de 34,46 m.c.a.- Estação de Bombeamento Elevatória EB-II: equipada com 04 bombas e vazão 3.980 l/s e altura manométrica média de 31,50 m.c.a. Estações Secundárias de Pressurização Coletiva EB 1, EB 2, EB 3 e EB 4. Principais culturas produzidos no perímetro  mamão, goiaba, coco e banana.(Fontednocs.ogr.)
            Agradecemos a Prefeitura Municipal de Ibiapina pelo apoio dado para a realização desta aula de campo.

Profº  Francivaldo Romão




26 comentários:

  1. Excelente oportunidade para conhecer outras culturas, costumes a economia e a história de outrso municípios cearenses. Oportunidade está oferecida pelos queridos professores da Escola Estadual Monsenhor Melo, liderada pelo compromissado Francivaldo Romão. parabéns....

    ResponderExcluir
  2. esta foi a minha primeira aula de de campo,e gostei muito desta oportunidade,espero que venha muitas destas para ostros terceiros.
    aprendi muito com esta aula diferente.
    brigado..
    ASS:DALINE

    ResponderExcluir
  3. A aula foi boa,aprendi muito sobre perimetro irrigado e sobre a criação de peixe.Não sabia q Varjota era um bom produtor de frutas e um bom criador de peixes.

    ResponderExcluir
  4. Iana Bruna 3°´c´30 de maio de 2012 às 15:30

    Gostei muito da aula, foi uma otima oportunidade de conhecer a agricultura, a economia,e a criaçao de peixes , e espero que tenha outras oportunidades.

    ResponderExcluir
  5. BRUNA GOMES 3°ANO "C''30 de maio de 2012 às 15:39

    Foi uma oportunidade maravilhosa para todos os alunos pincipalmente nesse momento de deçisão profissional,pois nos mostrou a verdadeira realidade da nossa região.

    ResponderExcluir
  6. marcia fernandes 3º ano B31 de maio de 2012 às 04:04

    foi uma oportunidade maravilhosa principalmente o momento de conhecer as economia, e a criacao de peixes e muita coisa maravilhosa que tinha la

    ResponderExcluir
  7. charliane 3º ano c31 de maio de 2012 às 05:08

    foi uma aula mto interessante e grande oprtunidade para conhecermos mas a agricultura, e a vida dos agricultores daquela região.

    ResponderExcluir
  8. Francilene 3º ano c31 de maio de 2012 às 05:14

    Foi uma das minhas primeiras aulas de campo achei muto interessante pois aprofudamos mais a respeito da agricultura,não pensava que em nosso Estado haveria lugares tão bunitos,valeu a pena conhecer e queria ter a oportunidade de voltar lá novamente.

    ResponderExcluir
  9. Maria Nádia 3 ano ''c''31 de maio de 2012 às 05:27

    Bom,gostei muito. E desde já agradeço ao professor por nos ter propocionado a oportunidade de conhecer outra realidade da agricultura.Foi uma oportunidade muito proveitosa,pois apreciamos de perto uma carencia de profissionais agronomos,e também as riquezas das terras.

    ResponderExcluir
  10. jamille carlos 3°´c´´31 de maio de 2012 às 14:55

    Foi uma aula muito criativa e aprendemos muitas coisas interessantes,nos deu oportunidade de conhecer a agricultura, o açude e o criadoro de peixes daquela região.e espero que venha outras oportunidades de conhecer outros lugares.

    ResponderExcluir
  11. Júlio César --3 C5 de junho de 2012 às 04:12

    Nesta inovadora aula vimos de perto a agricultura e piscicultura desenvolvidas.Naquela oportunidade conhecemos, além do Acude Araras,o trabalho de seus pecadores, o tratamento dos peixes,como também tivemos informações sobre a aquela associação que integra também minifundiários, com a variedade de suas platacoes e a maneira como as cultiva.Foi um momento de muito aprendizado e testemunhamos que no setor primário pode ser próspero.

    ResponderExcluir
  12. A aula de campo em varjota foi muito interessante,lá conhecemos varias plantações de goiaba,coco,bananas,mamão.então percebemos que é um lugar muito rico,apesar de ser de clima muito quente.Lá havia também muito importante a criação de peixes no açude araras,e eram todos separados devido a idade de cada um,e os pescadores precisavam ficar vigiando durante á noite porque se não poderiam ser roubados.Foi um dia muito importante para quem aproveitou a oportunidade.

    ResponderExcluir
  13. Adorei a aula,pois além de ficarmos sabendo de varias coisas em relação ao perímetro irrigado aprendemos a não desistir de nossos sonhos pois no começo os irrigantes não tinha o apoio do governo e mesmo assim eles não desistiram,tiveram persistência.

    BRUNA FERNANDES 3- ANO 'C'.

    ResponderExcluir
  14. Foi ótimo,porque todos os alunos aprenderam como eram criados os peixes,como acontecia o processo de irrigação e ficamos sabendo que no começo do processo os irrigantes não tiveram o apoio do governo,eles conseguiram o que possuem hoje,porque não desistiram dos seus sonhos.

    RAYANE GOMES DA SILVA. 3 ANO 'C'.

    ResponderExcluir
  15. Marcelo de S. Aragão 3º ano "A"12 de junho de 2012 às 17:57

    A aula de campo no Perímetro Irrigado Araras Norte, foi uma grande oportunidade para nós alunos do 3º ano conhecermos o açude Paulo Sarasate (ex - Araras Norte), onde existe uma criação de peixes e também conhecermos a área irrigada, onde é cultivada uma grande variedade de frutas e ficamos sabendo que o açude e o perímetro têm grande importância nas cidades de Varjota, Reriutaba e Cariré. Nessa aula, podemos constatar que os solos cearenses são riquíssimos quando irrigados e que com persistência, dedicação e vontade de trabalhar, os produtores nos mostraram que é possível viver bem por meio da agricultura. Basta querer! Obrigado professor Francivaldo por esta grande oportunidade.

    ResponderExcluir
  16. Francisco Igor Moreira de Aguiar - 3º A13 de junho de 2012 às 12:02

    A aula de campo foi uma grande oportunidade para nós conhecermos de perto como é a rotina dos piscicultores e dos produtores do Perímetro Irrigado Araras Norte. Lá, vimos como é feita a criação de peixes desde a fase de alevinos até a fase "adulta" e ficamos sabendo como é feito o preparo da terra para iniciar as plantações de coco, banana, goiaba, uva, manga e mamão. Foi uma grande experiência! Obrigado professor Francivaldo, que esta seja a primeira de muitas.

    ResponderExcluir
  17. Francisco Vinicius Sousa Lima - 3º A13 de junho de 2012 às 12:24

    A aula de campo no Perímetro Irrigado foi uma experiência única. Pois nela, vivenciamos bem de perto a rotina dos criadores de peixe e dos agricultores desse mesmo perímetro e vimos que o solos cearenses quando irrigados tem um grande potencial produtivo e isso se deve aos incentivos recebidos do governo e pela iniciativa dos próprios produtores.

    ResponderExcluir
  18. Irandir de Medeiros Ferreira - 3º A13 de junho de 2012 às 16:30

    Nesta aula, tivemos o privilégio de ver como é a rotina em um Perímetro Irrigado e tivemos a oportunidade de acompanhar bem de perto como é o trabalho dos piscicultores e dos agricultores daquele perímetro e dessa aula tiramos várias lições para a nossas vidas. Foi uma aula muito boa, divertida e proveitosa e espero que não tenha sido a última. Obrigado professor Francivaldo.

    ResponderExcluir
  19. A aula em varjota foi ótima, pois ficamos sabendo como acontece o processo de irrigação e como os peixes são tratados.E também ficamos sabendo como foi difícil para os trabalhadores conseguirem o que eles possuem hoje. JAMILE PAIVA 3 ANO'C'

    ResponderExcluir
  20. A aula de campo foi uma experiência espetacular,pois além de ficarmos informado sobre nossa região,tivemos a oportunidade de estar desfrutando das belezas encontradas do local visitado.É um privilégio saber que VARJOTA nos abastece com seus ''produtos alimentícios'' como peixe e frutas(goiaba, banana,coco e outras).Também acompanhamos todo o processo da criação de peixes e da irrigação.Ficamos contentes com o apoio da coelce em prol da reciclagem (ECOELCE) em troca da redução de imposto:a conta de luz.Muito bom ter participado e visto de perto o trabalho em Varjota.Agradecemos ao professor Francivaldo.
    LIMA JÚNIOR 3-C TARDE.

    ResponderExcluir
  21. A aula de campo foi uma grande experiencia para todos, pois alem de conhecer, nos interagimos com todos os agricultores... e também foi muito divertido, nos fomos muito bem recebidos...

    ResponderExcluir
  22. Márcio de S. Aragão 3 B25 de junho de 2012 às 09:25

    Foi uma aula muito boa e proveitosa, pois tivemos a oportunidade de ver de perto e aprender como é feito e distribuído o trabalho lá no perímetro irrigado. Na aula pudemos constatar que o solo do nosso estado é muito fértil e que com trabalho e incentivos tanto do governo como de algumas instituições bons resultados podem vir. Tivemos a oportunidade de conhecer a criação de peixes(piscicultura)e as plantações de banana, coco, goiaba,etc e o açude Paulo Sarasate.
    Obrigado ao professor Francivaldo.

    Marcio de S. Aragão 3 B

    ResponderExcluir
  23. José Perboyre 3ºano B25 de junho de 2012 às 09:43

    A aula de campo foi muito proveitosa e divertida, foi uma grande experiência para todos nós que fomos, pois tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho que é realizado no Perímetro Irrigado, conhecemos o açude,a criação de peixes e as plantações de frutas como: coco, banana e goiaba.Obrigado ao professor Francivaldo pela oportunidade e que as próximas aulas de campo possam ser proveitosas como esta foi.

    ResponderExcluir
  24. A AULA DE CAMPO NA VARJOTA FOI MUITO LEGAL POIS APRENDIE MAIS COISAS SOBRE AS FRUTAS E PEIXES,COISAS NOVAS PELA QUAL NÃO SABIA.
    QUERO AGRADECER AO PROFESSOR FRANCIVALDO PELO ESFORÇO EM NÓS LEVAR.PRECISARIAMOS DE MAIS AULAS COM ESSA PARA NOS TISTRAIMOS MAIS E SABEMOS COISAS NOVAS.
    ATENCIOSAMENTE MÁRCIA 3ANO "A"

    ResponderExcluir
  25. A aula de campo no perímetro irrigado Foi uma aula muito boa,legal e proveitosa, pois além de me divertir aprendi como é feito o trabalho da criação de peixes e do cultivo de frutas como: banana,coco, goiaba, mamão entre outras e pude observar que o solo do nosso estado é riquíssimo. Obrigada ao professor Francivaldo pela oportunidade.

    Sara 3ºano B

    ResponderExcluir
  26. Joelma Alves 3º ano B28 de junho de 2012 às 05:41

    A aula de Campo em Varjota foi uma aula interessante e bastante Proveitosa, pois tive a oportunidade de conhecer o trabalho que é realizado no Perímetro Irrigado, tanto o da criação de peixes como o das culturas de frutas. Conhecemos o açude entrevistamos os Irrigantes e os pescadores e constatamos que bons resultados podem vir desde que todos trabalhem em parceria.
    Obrigada Francivaldo pela oportunidade e que as outas aulas de campo sejam boas como essa foi.

    ResponderExcluir