Para entender a nota do Enem
Existe uma nota global do Enem?
Não, o Inep não calcula uma média global de desempenho, apenas apresenta as médias separadamente.
A prova do Enem tem cinco notas: uma para cada área de conhecimento avaliada –Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática –, mais a média da redação. Para o cálculo das médias em cada uma das quatro áreas foi utilizada metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que busca medir o conhecimento a partir do comportamento observado em testes. No caso da redação, os critérios são os mesmos do Enem tradicional.
Para distribuição das vagas no Sistema de Seleção Unificada, do Ministério da
Educação, as instituições vão utilizar o conjunto de notas do Enem seguindo critérios específicos de agregação e peso.
Como é calculada a nota do Enem em TRI
Diferentemente de uma prova comum, a nota do Enem em cada área não representa simplesmente a proporção de questões que o estudante acertou na prova. Em cada
uma das quatro áreas avaliadas, a média obtida depende, além do número de
questões respondidas corretamente, também da dificuldade das questões que se erra e se acerta, e da consistência das respostas. Por isso, pessoas que acertam o mesmo número absoluto de itens podem obter médias de desempenho distintas.
O que representa
Na escala construída para o Enem, dentro de cada uma das áreas avaliadas, a nota 500 representa a média obtida pelos concluintes do ensino médio que realizaram a prova (excluídos os egressos e treineiros). Portanto, quanto mais distante de 500 for a nota do estudante, para cima, maior o desempenho obtido em relação à média dos participantes. Mesmo raciocínio vale para desempenho menor que 500, que aponta desempenho pior em relação ao obtido pela média.
Escala
Os limites da escala, dentro de cada área, variam conforme o nível de dificuldade das questões da prova e o comportamento dos estudantes em cada questão. Portanto, o mínimo e máximo para cada área avaliada não são pré-fixados.
Na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a análise TRI apontou que a menor média de proficiência observada foi 263,3. Esse número representa o início da escala para essa área, ou seja, o nível mais baixo de proficiência possível de mensuração pelas questões da prova. A maior proficiência foi 903,2.
Para Ciências Humanas e suas Tecnologias, as notas variam entre 300,0 e 887,0.
Para a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, as médias ficam entre 224,3 e 835,6.
No caso de Matemática e suas Tecnologias, as notas vão de 345,9 a 985,1.
Enem 2009 – Menor e maior nota TRI observada
Menor nota TRI Maior nota TRI
Área do conhecimento
observada observada
Ciências da Natureza e suas Tecnologias 263,3 903,2
Ciências Humanas e suas Tecnologias 300,0 887,0
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 224,3 835,6
Matemática e suas Tecnologias 345,9 985,1
Enem 2009 – Distribuição dos participantes ao longo das faixas de desempenho,
por área
Matemática
Percentual por faixa Percentual acumulado
Abaixo de 300 0,0 0,0
300-400 14,3 14,3
400-500 43,4 57,7
500-600 27,5 85,2
600-700 10,0 95,2
700-800 4,1 99,3
800-900 ,7 100,0
Acima de 900 ,0 100,0
Total 100,0 100,0
Linguagens
Percentual por faixa Percentual acumulado
Abaixo de 300 1,3 1,3
300-400 13,3 14,5
400-500 32,5 47,0
500-600 35,3 82,3
600-700 15,6 97,9
700-800 2,1 100,0
800-900 0,0 100,0
Acima de 900 0,0 100,0
Total 100,0 100,0
Ciências da Natureza
Percentual por faixa Percentual acumulado
Abaixo de 300 0,8 0,8
300-400 12,5 13,3
400-500 35,4 48,7
500-600 35,0 83,7
600-700 13,5 97,2
700-800 2,6 99,8
800-900 0,2 100,0
Acima de 900 0,0 100,0
Total 100,0 100,0
Ciências Humanas
Percentual por faixa Percentual acumulado
Abaixo de 300 0,0 0,0
300-400 14,7 14,7
400-500 35,1 49,8
500-600 30,5 80,2
600-700 16,2 96,4
700-800 3,4 99,9
800-900 0,1 100,0
Acima de 900 0,0 100,0
Total 100,0 100,0
Redação
Percentual por faixa Percentual acumulado
Abaixo de 300 1,8 1,8
300-400 7,3 9,1
400-500 17,4 26,5
500-600 26,6 53,0
600-700 25,4 78,4
700-800 15,0 93,4
800-900 5,5 98,9
Acima de 900 1,1 100,0
Total 100,0 100,0
Enem 2009 – Média observada na Redação: 601,5
*Com alterações às 14h25 do dia 29/01/10
Assessoria de Imprensa do Inep/MEC