terça-feira, 10 de maio de 2011

Projeto Leitura em Ação

                                                                “Roda de Leitura”

             A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos de certa forma, lendo - embora, muitas vezes, não nos demos conta.
             A atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê. Por isso, a Escola Monsenhor Melo desenvolve o Projeto Leitura em Ação, uma prática de sala de aula que visa promover o hábito da leitura e proporcionar aos alunos o desenvolvimento das competências de escrita.
             Todos os alunos já estão participando das atividades que acontecem bimestralmente e iniciam com a escolha do livro na Sala de Multimeios sob a orientação do professor de Língua Portuguesa. Em seguida, é estipulado um prazo de trinta dias para a leitura da obra que, para os alunos de 1º ano pertence à literatura infanto-juvenil, sob a orientação das professoras Sheila e Clécia ficando as professoras Luzirene e Kamilla com as turmas de 2º e 3º ano para as quais são destinados os clássicos . Porém, a partir do segundo semestre os alunos de 1º ano já iniciarão a leitura dos clássicos que a Biblioteca (Sala de Multimeios) disponibiliza através de um controle minucioso e organizado.
          Assim, nossa Escola espera estar contribuindo para que a leitura perpasse as páginas do livro e faça parte da vida de nossos alunos, fazendo renascer a catarse que um dia cintilou nas representações da mais pura arte.

                                                                                                       Profa. Clécia O. Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário