terça-feira, 6 de novembro de 2012

PROJETO DA ESCOLA MONSENHOR MELO DE IBIAPINA É ESCOLHIDO PARA A FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIA EM FORTALEZA



Com o titulo: PRESERVAÇÃO COM SUSTENTABILIDADE - “IRRIGAÇÃO NO CARRASCO – RESPONSABILIDADE SOCIAL”.
Com o intuito de incentivar o desenvolvimento de trabalhos científicos, culturais e habilidades dos estudantes a 5ª CREDE realizou no dia 30 de outubro de 2012 no Liceu de São Benedito a VI Feira Regional de Ciência, da qual nossa escola participou apresentando dois projetos: Educação no Trânsito e Preservação com Sustentabilidade “Irrigação no Carrasco – Responsabilidade Social”. Os mesmos foram desenvolvidos por alunos do 1º Ano “E” Tarciana Maria da Costa Batista e Verônica Alves de Araújo, 2º Ano “D” Carlos André de Oliveira Silva e Davi da Conceição Marques.
O projeto dos alunos, Carlos André de Oliveira Silva e Davi da Conceição Marques foi escolhido para a VI Feira Estadual de Ciência e Cultura que ocorrerá em Fortaleza no período de 05 a 07 de dezembro.
O tema que teve como ponto central a região do carrasco de Ibiapina trouxe à tona a realidade vivida por muitos nordestinos, principalmente aqueles residentes em regiões secas. A falta de água para irrigar suas plantações é um calo que migra de décadas a décadas a espera de soluções pelos vários governantes que gerenciam a vida pública.
O projeto começou com a feira cultural que é realizada todos os anos na escola, onde os trabalhos desenvolvidos durante o ano letivo são expostos para a comunidade com o objetivo de incentivar a prática por atividades diversas e motivar o corpo discente a mostrar, com a ajuda dos seus professores suas múltiplas habilidades.
O trabalho que contou com a orientação do Prof. Antônio Elídio da Silva, Especialista em Ensino de Matemática, buscou mostrar o processo de bombeamento da água para climatizar a vegetação da região onde o aluno vive, podendo assim prolongar a vida das espécies.
O carrasco é uma região seca, de temporadas chuvosas irregulares o que dificulta o plantio e colheitas, fazendo com que os moradores tenham dificuldades no trabalho agrícola.
O trabalho tem como meta chamar a atenção dos governantes para os problemas decorrentes da falta de água em regiões com características secas, apresentando, contudo uma solução viável e necessária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário