segunda-feira, 22 de abril de 2013

Aula de Campo


Os alunos do 3º Ano "E" participaram de uma aula de campo, no dia 19 de Abril de 2013, na empresa Reijers Produção de Rosas(São Benedito-CE), com o objetivo de realizar uma atividade de campo para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem dos mesmos. Outro objetivo foi buscar um conhecimento integrado e interdisciplinar que é característica do professor engajado no projeto.
Na aula de campo, os alunos puderam visualizar passo a passo todo o processo produtivo para o cultivo das rosas, como: escolha da variedade, seleção da mudas para a propagação, multiplicação, plantio, manejo da cultura, corte, classificação, embalagem e expedição.
 
-->

14 comentários:

  1. Reijers, empresa fundada em 1972, a Flora Reijers iniciou sua produção de flores na cidade de Holamdra, interior de São Paulo, com produção de rosas e cravos, sendo hoje a maior produtora de rosas em estufa no Brasil.
    A produção de rosas abrange as regiões do interior de São Paulo tais como: Holambra, Pinhal e Santo Antônio da Posse, ao sul de Minas Gerais, as cidades de Itapeva e Andradas e iniciou-se suas plantações no ano de 2.000, um novo e moderno projeto de produção de rosas para exportação no estado do Ceará, na região da Serra da Ibiapaba, mais precisamente nas cidades de São Benedito e Ubajara, com um total de 1.300 funcionários. Sua área abrange mais de 100 hectares em rosas e 20 hectares com outros tipos de flores tais como: cravos, lírios, alstromérias, boca de leão, gérberas, estrelítzias, copo de leite...
    A empresa busca a cada dia, novas tecnologias para atender demandas do mercado internacional, tendo como a principal, a tecnologia em pós-colheita, para a maior e melhor durabilidade de suas flores, viagens ao exterior e acompanhamento do mercado internacional, sempre procurando profissionalização do mercado interno e externo e da obtenção de um produto de qualidade superior que satisfaça aos clientes mais exigentes.
    As Rosas Reijers é a primeira produtora de rosas do Brasil a possuir a certificação da MPS- Método de Produção Sustentável, o selo atesta a qualidade das flores e de todo o processo de produção na unidade de São Benedito, que recebeu índice de 98,8 pontos, com nota A.
    Numa safra alta a Reijers produz até 170 mil botões ao dia, tendo esta mais de 50 tipos de rosas de diversas cores, perfumes, tamanhos e porque não qualidades.
    As Rosas Reijers fica localizada, no Sítio Lagoa da Jussara s/n na Zona Rural de São Benedito-CE.
    Venham conhecê-la, vocês serão muito bem recebidos...

    André Felipe Veríssimo Lourinho, aluno do 3º ano "E" noite, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Melo

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Empresa fundada em 1972, a Flora Reijers. É uma empresa que emprega muitas pessoas nas plantações de rosas, aprendendo a plantar e colher. A empresa busca a cada dia melhorar a tecnologia para cuidar melhor das rosas para chegarem ao seu destino perfeitas, e com esta qualidade cada vez mais a produção aumenta. São muitas pessoas trabalhando e aprendendo para um dia, quem sabe ? poder colocar seu próprio negocio ! É um lugar lindo, quando estamos la esquecermos de todos nossos problemas. Existem vários tipos de rosas de diversas cores, e perfumes diferentes.

    Maria Irismar Araújo Gomes- aluna do 3º ano "E" noite, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Melo

    ResponderExcluir
  4. MAIARA VIEIRA - 3º E-NOITE25 de abril de 2013 às 15:50

    Fui uma das privilegiadas a comparecer a essa aula, la tirei minhas duvidad fiz perguntas e aprendi um pouco mais...aulas diferente de sala de aula e sempre bom, pois muita das vezes acaba despertando mais ainda o interesse dos alunos. espero ter mais aulas assim...amei.

    ResponderExcluir
  5. BOM QUERIA TER PARTICIPADO DESSA AULA, POIS OLHEI AS FOTOS E ACHEI QUE FOI MUITO PROVEITOSO PARA TODOS OS ALUNOS APRENDE DE FORMA DIFERENTE.
    ESPERO QUE TENHA OUTRAS AULA ASSIM QUE EU POSSA PARTICIPA APRENDE DESSA MEIO DE ENSINO

    ResponderExcluir
  6. JARDIEL OLIVEIRA ASSUNÇÃO25 de abril de 2013 às 16:33

    Apesar que não fui mas é uma aprendizagem que nos proporciona uma visão bem diferente, ou seja,
    temos contato com o que se vai estudar. Espero que tenha mais aulas assim, com certeza o rendimento vai aumentar.

    ResponderExcluir
  7. Avanços tecnológicos têm sido os principais responsáveis pela diversificação e melhora na qualidade da produção de flores no Brasil. A partir da introdução de novas tecnologias e práticas de manejo, foi possível aumentar o número de espécies cultivadas e modificar as que já eram produzidas no país. No caso das rosas, as mais recentes variedades produzidas permitiram um aumento de 25% nas vendas para o mercado nacional e, também, a ampliação das exportações, principalmente para a Holanda e Portugal. As novas variedades são maiores, mais resistentes e duráveis.
    Para produzir as rosas comuns, no campo ou em estufas menos estruturadas, a Reijers faz uso de estações meteorológicas, que monitoram via satélite, as condições climáticas, permitindo o conhecimento prévio sobre pressão atmosférica, temperatura do ar, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento, precipitação pluviométrica, radiação solar, temperatura e umidade do solo em três níveis de profundidade. Isso possibilita que, em caso de chuva, as flores possam ser pulverizadas preventivamente, medida mais barata que a curativa.

    Micaely Araujo 3 E

    ResponderExcluir
  8. FABRÍCIO SANTANA - 3° "E' - NOITE26 de abril de 2013 às 15:10

    Eu Fabrício Vieira de Santana,não pude ir a aula de campo do Professor Francivaldo.Mais já fui com O pessoal do Pro Jovem em 2011, com o intuito de conhecer a esse lugar tão bizarro, e aprende que as plantas são cultivadas em estufas, com ambientes favoráveis para o melhor desenvolvimento,onde há controle de luz, água entre outros fatores. Originalmente a Reijers São Benedito foi pensada para atender o mercado externo, estando o Ceará no ponto mais próximo da Europa. Porém, desde 2010, não trabalha mais com exportação, embora ainda possua interesse no mercado. "Foi a época da crise mundial, desvalorização do dólar, a Europa, nosso mercado alvo, foi um dos mais atingidos. Em contrapartida, foram surgindo oportunidades dentro do País, que continuou com o mercado em aquecimento, o que chegou a ser positivo pois a flor viaja menos".

    ResponderExcluir
  9. LEANDRO DA CONCEIÇAO26 de abril de 2013 às 16:00

    Essa aula deve ter sido um arraso, apesar de nao ter marcado minha valiosa presença acho que o professor Francivaldo deu uma grande oportunidade a esses queridos alunos mostrando essa linda estufa de rosas que e a famosa Reijers no sitio Lagoa no municipio de Sao Benedito "CIDADE DAS FLORES" espero que quando tiver uma outra aula maravilhosa igual essa eu possa estar junto com meus colegas e meu super professor aprendendo muito mais

    ResponderExcluir
  10. que pena que não pode ir a essa aula mais vendo nas fotos ví que foi muito legal!muito bom saber que pertinho de nós tem tanta beleza,parabéns Reijers por transportar natureza para outros países,muito lindo.

    ResponderExcluir
  11. não deu para eu comparece a essa aula mais quem sabe na proxima eu possa esta presente.
    acho q foi uma aula que pode ter mais facilidade de ensinamento para os aulo.
    cleano 3 ano E

    ResponderExcluir
  12. Muito proveitosa essa nossa aula de campo, lá conheci rosas e flores de muitas cores, tamanhos, perfumes e espécies diferentes, aprendi também a cultivá-las e a cuidá-las, vi como eram colhidas para a venda e muito mais. Essas aulas eram pelo menos para acontecerem a cada dois meses, porque é um incentivo a nós, para cuidar, preservar a nossa flora, que aos poucos, nós mesmo estamos acabando, com queimadas, desmatamentos...

    Valéria Pereira Cabral, aluna do 3° "E" noite

    ResponderExcluir
  13. Regina Gomes Araujo -3º Ano - E - Noite7 de maio de 2013 às 15:59

    Tudo de bom. Muitas flores bonitas com qualidade e quantidade e tem valores de venda para outros lugares do Brasil. Foi empresa do estado do Ceará que já vi ter rendimento de vendas para fora da nossa região - Serra da Ibiapaba.

    ResponderExcluir
  14. Marta Ferreira da Silva - 3º Ano - E - Noite7 de maio de 2013 às 16:06

    Ainda nao tinha conhecido uma floricultura pessoalmente. Gostei da aula de Campo que foi muito interessante e proveitosa. Seria bom se tivessemos outras oportunidades para podermos conhecer outras floriculturas ou outras empresas.

    ResponderExcluir