segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Projeto Literatura Viva: Modernidade e Inovação

            A literatura de modo geral amplia e diversifica nossas visões e interpretações sobre o mundo e da vida como um todo. Precisamos estar atentos a esta questão, pois a ausência da leitura em nossa vida bloqueia a possibilidade de mergulharmos na fantasia e na realidade encontradas no mundo das palavras. Pensando nisso, foi criado o Projeto Literatura Viva que teve início no ano de 2009 e está sendo realizado este ano com todos os professores de Língua Portuguesa sob a Coordenação da Profa. Clécia.
O objetivo do mesmo é fazer com que os alunos passem a gostar mais das aulas de literatura que ficaram contextualizadas onde a leitura deixou de ser um mero cumprimento de tarefas para se transformar em uma ação prazerosa, aliada à escrita e ao uso das novas tecnologias, como a Internet e tecnologia digital. O processo começa com o estudo e análise de obras literárias onde os alunos tomam conhecimento da vida e obra de alguns escritores românticos, realistas, naturalistas e modernistas bem como a escola literária e contexto histórico das obras para uma posterior apresentação por meio de seminários dos estudos feitos. Em seguida, os alunos escolhem uma obra para roteirização, e em grupos escrevem a sinopse dessa adaptação, descrevem as características principais de cada uma das personagens e, depois, transformam essa história em um roteiro para curta-metragem.
As turmas que participaram, realizaram belíssimos trabalhos que resultaram nos seguintes filmes:
  • 2° Ano C: A Escrava Isaura (adaptação da obra de Bernardo Guimarães), O Primo Basílio (adaptação da obra de Éça de Queiroz), Amor de Perdição (adaptação da obra de Camilo Castelo Branco) e O cabeleira (adaptação da obra de Franklin Távora).
  • 2° Ano A: A Escrava Isaura (adaptação da obra de Bernardo Guimarães), O Primo Basílio (adaptação da obra de Éça de Queiroz), Lucíola (adaptação da obra de José de Alencar).
  • 3° Ano B: Lucíola (adaptação da obra de José de Alencar)
  • 3° Ano C: A moreninha (adaptação da obra de Joaquim Manuel de Macedo) e Triste Fim de Policarpo Quaresma (adaptação da obra de Lima Barreto).
A culminância do Projeto se deu com a entrega do Oscar aos melhores em cada uma das seguintes categorias, os quais receberam como prêmio, uma réplica da estatueta original do Festival de Cinema de Hollywood.
- Melhor atriz: Lidiane do 2° ano A no filme O primo Basílio
- Melhor atriz coadjuvante: Regilane, do 2° ano A no filme O primo Basílio
- Melhor ator: Simão Pedro do 3° Ano B no filme Lucíola
- Melhor ator coadjuvante: Sadoc, do 3° Ano B no filme Lucíola
- Melhor direção: A Escrava Isaura 2° C (adaptação da obra de Bernardo Guimarães)
Nas demais categorias, foram selecionados como melhores os seguintes filmes:
- Melhor cenário: A moreninha 3° C (adaptação da obra de Joaquim Manuel de Macedo)
- Melhor figurino: A Escrava Isaura 2° C (adaptação da obra de Bernardo Guimarães)
- Melhor trilha sonora: A Escrava Isaura 2° A (adaptação da obra de Bernardo Guimarães)
- Melhor filme: O Primo Basílio (adaptação da obra de Éça de Queiroz)
- Melhores efeitos especiais: A Escrava Isaura 2° A (adaptação da obra de Bernardo Guimarães)

Dessa forma, a Escola Monsenhor Melo espera que os seus estudantes carreguem em sua bagagem intelectual uma parcela especial de nossa literatura que nada mais é do que a própria vida em prosa e verso, tornando assim, a nossa Literatura Viva.
                                                                                                   
   Profª Clécia O. Carvalho
 










 

Um comentário:

  1. Muito bacana a iniciativa da escola e dos professores em começar um projeto de movimentação dos alunos para através da dinâmica em grupo e do estudo e pesquisa entender melhor e de uma forma não muito convencional a literatura portuguesa.
    Meus parabens. KS.

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