terça-feira, 5 de abril de 2011

AULA DE GEOGRAFIA

            Para compreender melhor os processos agrícolas no país, e as profissões que trabalham na atividade agrícola como Agronomos, Engenheiros florestais. O professor da disciplina de geografia trouxe o Dr. Amilton Junior – Veterinário da Empresa  Irmãos Pereira  de Ubajara. Veterinária ou Medicina Veterinária é a ciência dedicada ao estudo, prevenção e tratamento das doenças dos animais.
            Assim como a medicina, a medicina veterinária é uma carreira ampla, o veterinário podendo atuar desde o acompanhamento da saúde de animais de estimação urbanos até o controle de doenças em populações de grandes animais silvestres.
            Além de controlar a saúde dos animais, o profissional de medicina veterinária pode atuar controlando a qualidade da produção de produtos industriais ( indústrias de leite, carne e ovos por exemplo ) e também realizando pesquisas na área de zoonoses ( doenças transmitidas ao homem a partir dos animais ). Acompanhando a diversidade de sua atuação o veterinário pode escolher entre diversos ambientes de trabalho:
  • O médico veterinário pode atuar em clinicas de veterinária para animais de estimação ( principalmente cães, gatos e aves ) onde vai atuar realizando exames, vacinas e cirurgias.
  • O profissional de medicina veterinária pode atuar em fazendas controlando a saúde dos rebanhos e crescimento da população animal.
  • O veterinário pode trabalhar em indústrias, onde juntamente com o profissional de engenharia de alimentos vai inspecionar e melhorar os processos de produção de alimentos de origem animal.
  • Por fim o profissional de medicina veterinária pode atuar em hospitais onde atua pesquisando e combatendo o avanço das zoonoses entre a população humana.
·         O Brasil, atualmente é o segundo maior mercado do mundo em quantidade de animais domésticos ( mercado pet ).
·         Com aproximadamente 28 milhões de cães, 12 milhões de gatos e 4 milhões de outros animais ( tais como pássaros, râmsters, etc… ) nosso país fica somente atrás dos Estados Unidos.
·         Essa enorme população de animais em nosso país ( população maior que de muitos países ) com certeza precisa de cuidados, o que indica um grande potencial para criação de clínicas de medicina veterinária.
Prof° Francivaldo




Nenhum comentário:

Postar um comentário