quinta-feira, 14 de abril de 2011

Professores de olho nas TICs

           As novas tecnologias e técnicas de ensino, bem como os estudos modernos sobre os processos de aprendizagem, fornecem recursos mais eficazes para atender e motivar os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Porém, para muitos educadores, esses recursos ainda apresentam-se como companheiros estranhos, embora se reconheça que a sua utilização no processo está se tornando cada vez mais relevante. Assim, é necessária a presença desses recursos na formação de professores e/ou como meio pedagógico para potencialização de competências e habilidades.
          Diante disso o planejamento semanal por área está contando com a  parceria das professoras do LEI (Laboratório Estudantil de Informática) nesses planejamentos, onde os mesmos enfatizam como usar as TIC´s como instrumentos de melhoria da aprendizagem.
         No dia 29 de abril foi relizado um planejamento semanal por área  em  parceria da Professora de Informática Dayanne e as Professora de Linguagens e Códigos : Clécia, Sheila, Luzirene e Alzirene. Durante o encontro a professora Dayanne apresentou um slide sobre as TICs, como ser um professor digital e o bom uso das redes sociais. Em seguida o grupo debateu sobre o que pode ser feito para melhorar a utilização das novas tecnologias no processo educacional e por último o encontro foi encerrado com dicas de como criar um blog.
         Já o planejamento semanal por área de Ciências Humanas, do dia 05 de abril, contou com a participação da Professora de Informática Verônica, que apresentou um slide :  O que são TICs? , para os professores: Francivaldo, Lourdes, Eugênia e Carísia.
          Portanto, para que haja uma verdadeira reforma educacional tecnológica objetivando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem é imprescindível que as instituições de ensino sejam as difusoras dos recursos tecnológicos, formando profissionais-usuários das tecnologias, conscientes e habilitados. Usuários, sobretudo, no exercício de sua prática profissional. 
                                                                               
                                                      Profª Dayanne Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário