segunda-feira, 11 de abril de 2011

Aula de Campo (Geografia) - Perímetro Irrigado Araras Norte

            Com o objetivo conhecer um perímetro irrigado e principalmente dar subsidio para as aulas de Geografia, os alunos do 3º ano da Escola Mons. Melo, no dia 09/04/2011 foram conhecer o açude Araras (Paulo Sarasate) em Varjota. Onde foram acompanhados pela  Técnica   Marlene Rodrigues, que por sua vez proporcionou o conhecimento sobre a história da cidade de Varjota, como também do açude, e ainda explicou importância do perímetro irrigado para os municípios de Varjota, Cariré e Reriutaba.  
            Nesta aula de campo podemos comprovar que o solo cearense é riquíssimo,  e que com irrigação e apoio  governamental, o desenvolvimento da região norte do Ceará se tornou um realidade. A riqueza nesta região é vista no semblante alegre de cada  irrigante  de banana da cidade de Varjota, e da Senhora Simone que nós recebeu  em sua propriedade.
          ´´A barragem Paulo Sarasate, do açude Araras está localizada no município de Varjota, estado do Ceará. Foi construída sobre o rio Acaraú. A obra tem como objetivo a perenização e o controle das cheias do rio Acaraú e também o perímetro irrigado araras-norte  tem capacidade para armazenar 891 milhões de metros cúbicos de água.`´( fonte wikipmapia.org)
           O Perímetro Irrigado Araras Norte está localizado nos municípios de Varjota e Reriutaba, influenciando, também, o município de Cariré, na região norte do Estado do Ceará.   A implantação do perímetro irrigado foi iniciada em 1987, e os serviços de administração, operação e manutenção da infra-estrutura de uso comum, tiveram início no ano de 1998. As estações de bombeamento dos sistemas de distribuição são equipadas com bombas centrífugas, de eixo horizontal. - Estação de Bombeamento Elevatória EB-1: equipada com 04 bombas, e vazão 4.160 l/s e altura manométrica média de 34,46 m.c.a.- Estação de Bombeamento Elevatória EB-II: equipada com 04 bombas e vazão 3.980 l/s e altura manométrica média de 31,50 m.c.a.-       Estações Secundárias de Pressurização Coletiva EB 1, EB 2, EB 3 e EB 4. Principais culturas produzidos no perímetro  mamão, goiaba, coco e banana. (Fonte dnocs.ogr.) 
      
                Agradecemos a Prefeitura Municipal de Ibiapina pelo apoio dado para a realização desta aula de campo.
                                                                                                        
                                                                                                              Prof° Francivaldo Romão




Um comentário:

  1. gostei muito do que pude ver, bom, muito bom. o lugar é muito bonito.

    ResponderExcluir